5 dicas para fazer eventos memoráveis e conseguir mais clientes



Quem trabalha com eventos e festas sabe que, para fazer um bom evento com buffet, além de uma excelente gastronomia, é preciso cuidar de elementos essenciais — que serão seu diferencial, garantindo o destaque do buffet no evento.

Sendo assim, confira nossas 5 dicas para realizar eventos memoráveis e conseguir mais clientes!

5 dicas para fazer eventos memoráveis e conseguir mais clientes

DICA #1: LIMPEZA

Parece óbvio, mas, em meio à correria, é muito importante garantir a limpeza de todo o espaço, das mesas do salão à cozinha e aos banheiros. Um ambiente extremamente limpo e bem cuidado inspira a confiança do cliente, especialmente quando ele precisa agradar seus convidados em um evento impecável para a celebração de um momento especial.

DICA #2: EQUIPE

O profissionalismo da equipe é um dos pontos mais importantes em uma empresa que lida o tempo todo com os interesses pessoais do cliente — desde o primeiro contato até a finalização do evento. Conte sempre com profissionais disponíveis, simpáticos, receptivos e ávidos pela qualidade de seu trabalho. Tenha em seu time, além da equipe de cozinha, chefs, maîtres e garçons, uma equipe de limpeza, monitores, recepcionistas e seguranças, para garantir que os planos do cliente saiam perfeitos.

Outra dica é manter uma equipe reserva, caso um ou mais funcionários não possa comparecer ao evento por algum motivo, pois a qualidade do serviço não pode ser prejudicada.

DICA #3: PARCERIAS

Da mesma forma que a equipe, é importante escolher bem seus parceiros. É comum nos inclinarmos a fazer parceria com alguém porque foi indicação de um amigo de confiança, porém, mesmo nesses casos, confira e tome cuidado ao avaliar os serviços da empresa antes de efetuar a parceria definitiva, pois os erros dessa empresa podem impedir o sucesso do evento e, consequentemente, “sujar” a imagem e o nome do seu buffet.

Tomando as devidas precauções, mesmo que você já tenha parceiros excelentes, não feche as portas para novas empresas ou impeça seu cliente de contratar a empresa de sua preferência. Se você obriga o cliente a contratar seus parceiros, além de perder a chance de entrar em contato com novas empresas de qualidade, você corre o risco de perder também o cliente.

DIA #4: PONTUALIDADE

Um bom evento com buffet exige pontualidade. Estabeleça a duração total do evento e seus horários de início e fim. Combine com os funcionários os horários de trabalho com bastante antecedência, evitando imprevistos. Lembre-se que alguns convidados, como no caso de um casamento, por exemplo, podem chegar no local do evento antecipadamente, por razões variadas, como simplesmente o cálculo errado do tempo no trânsito. Por isso, é imprescindível que tudo esteja pronto e limpo para receber os convidados. Lembre-se, ainda, de orientar a equipe a deixar um tempo de tolerância após a hora definida para o final do evento, evitando assim o constrangimento de encerrar a festa antes da saída dos convidados.

DICA #5: DIFERENCIAIS

Uma vez que seu buffet já possua um nível de excelência, é hora de conseguir seu definitivo destaque nos eventos. Para começar, pesquise outros buffets. O que é oferecido atualmente nos eventos de sua cidade? E fora dela? Pesquise na internet e faça um estudo do mercado. Identifique o que você pode oferecer a mais para seus clientes. Se um cliente te faz um pedido nunca antes feito ou sugere uma nova ideia, pesquise e corra atrás! Você pode ser o pioneiro de um serviço futuramente requisitado, pois o mercado e as exigências dos clientes não são imutáveis.

Oriente sua equipe a sempre dar atenção ao cliente e aos convidados, atendendo suas necessidades, desde o momento da degustação até a realização do evento de fato. Certifique-se de que todas as mesas e todos os convidados estejam sendo bem servidos, de forma que nenhuma pessoa saia do evento insatisfeita. Se for preciso, deixe um funcionário em prontidão para possíveis pedidos.

Além da pesquisa e do atendimento, planeje! Faça regularmente orçamentos atualizados dos produtos e serviços, mantendo o controle dos recibos, pagamentos e estoque. Não se esqueça de que o cliente, normalmente, contrata sua empresa com um período longo de antecedência à realização do evento, portanto os gastos provavelmente serão outros. Existem sistemas, sites, empresas e aplicativos que auxiliam nesta gestão.

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