O que servir em uma festa infantil?



O que servir em uma festa infantil?

Festa de aniversário é sempre uma ocasião muito aguardada. Quando o tema da festa é infantil, porém, o momento se torna ainda mais especial, tanto para a família, que faz muitos planos para que o encontro seja perfeito, quanto para o aniversariante, que espera se divertir muito com os amiguinhos.

Portanto, tudo deve ser cuidadosamente planejado por quem vai produzi-la. Além do local, do tema e das opções de entretenimento, uma das escolhas mais importantes é o cardápio: afinal, o que servir em uma festa infantil, para agradar tanto a adultos quanto a crianças?

O simples também faz sucesso, então não se prenda a cardápios muito sofisticados. Na hora de planejar uma festa, a criatividade e o bom gosto são os itens principais. Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo no momento de escolher o cardápio. Confira!

O QUE DEFINIR PRIMEIRO?

É importante responder a algumas perguntas antes de começar:

  • qual é o tema da festa;
  • em que período ela será realizada: manhã, tarde ou noite;
  • em qual estação do ano a festa vai acontecer;
  • quantos adultos e quantas crianças serão convidados.

Após essas definições, é importante pensar em incluir no cardápio algumas opções que possam ser servidas a qualquer convidado, já que podem haver alguns com restrições alimentares. Esse detalhe é muito importante, por isso tente se informar sobre alergias e necessidades especiais dos participantes — principalmente das crianças.

Hoje em dia está cada vez mais fácil encontrar receitas saudáveis e que são compatíveis com as mais diversas restrições alimentares. Comidas sem lactose, glúten, para diabéticos, com pouco sal e assim por diante. O equilíbrio no cardápio vai garantir que todos fiquem satisfeitos com o que for servido e a festa será um sucesso.

Também é fundamental que o cardápio tenha uma boa combinação de salgados, doces e comidinhas saudáveis. Tudo muito variado, saboroso e que, principalmente, encha os olhos. Portanto, pensar em cardápios coloridos é sempre infalível!

O QUE SERVIR DE ACORDO COM O HORÁRIO?

Manhã

Se a festa for entre 9 e 11h, sirva elementos que compõem o café da manhã (ou brunch). Boas opções são:

  • mini pãezinhos;
  • pão de queijo (opção para quem tem intolerância a glúten);
  • mini croissant recheado;
  • bolos;
  • cupcakes decorados com o tema da festa;
  • cakepops;
  • frios;
  • tortas salgadas;
  • sucos, chás (quente e gelado, como opção para quem tem intolerância a lactose), achocolatado e café;
  • bolo de aniversário temático, acompanhado dos tradicionais docinhos: brigadeiro, beijinho, cajuzinho, olho de sogra, camafeu;
  • mini saladas de frutas da época, que ajudam a decorar e são muito saudáveis.

Início da tarde

Para encontros próximos do horário de almoço, entre 12 e 15h, é importante pensar em pratos mais reforçados, pois, em geral, as pessoas comem mais nesse horário. Se a intenção for servir almoço, você pode optar por massas, feijoada (e seus acompanhamentos) ou churrasco no espeto. Outra opção são os crepes e risotos.

Se optar por lanches, os hambúrgueres gourmet são uma ótima pedida. Em qualquer opção, cabe servir uma variedade de canapés como entrada. O importante é que os convidados sejam avisados sobre o que será servido — se almoço ou lanche — para se prepararem.

Final da tarde e início da noite

Em festas que começam a partir das 16h, considere opções que dispensam talheres e sejam mais práticas para comer sem fazer sujeira, como os crepes no palito, a queridinha pizza pirulito, mini hot dogs ou enroladinho de salsicha, mini hambúrgueres e, claro, os tradicionais salgados — bolinhas de queijo, kibes, esfirras e pasteizinhos (considere a opção assada).

Para a decoração ficar ainda mais divertida, sirva doces bem coloridos, como o bicho de pé, a maçã do amor, o macaron, o cakepop e o tradicional algodão doce. Além de muito gostosos, suas diversas opções de cores deixam todo o ambiente mais bonito e animado.

Noite

Quando o encontro for a partir das 19h, é possível combinar o cardápio da tarde com algumas opções quentes, como as cumbuquinhas de escondidinho de carne seca ou de polentinhas. Aposte no buffet de crepes tradicional ou no palito e também nas mini pizzas. Os docinhos, assim como no cardápio da tarde, podem acompanhar as cores usadas no tema da festa — abuse dessa combinação.

O QUE SERVIR DE ACORDO COM A ESTAÇÃO DO ANO?

Dependendo da época do ano em que a festa será realizada, é preciso redobrar a atenção para o cardápio e, muitas vezes, adaptar alguns pratos que seja necessário servir.

No verão, por exemplo, bolos feitos com chantilly podem não durar muito tempo expostos na mesa. Priorize pratos frios e leves. Saladas são sempre refrescantes e podem ser servidas individualmente ou antes do prato principal — se houver. Picolés podem ser uma ótima opção para refrescar. É importante lembrar de sempre oferecer água, principalmente às crianças que esquecem de se hidratar.

Já no inverno — ou em dias mais frescos — aposte em pratos como sopas, cremes e caldos. As massas também são uma ótima opção, além de serem saborosas, existem diversas opções de molhos e tipos. Se estiver na dúvida sobre qual escolher, opte por servir mais de um sabor.

O QUE MAIS DEVE SER PREPARADO?

Bolo e doce

É para o bolo de aniversário que os olhares são direcionados no “momento de apagar as velinhas”. As decorações estão cada vez mais elaboradas e requerem muito carinho no preparo e na finalização. Os docinhos — que geralmente compõem a mesa ao lado do bolo — são coadjuvantes, mas igualmente importantes e merecem atenção especial.

Salgados

Procure balancear as opções entre fritos e assados. Coloque no cardápio alternativas com e sem carne. Sanduíches também ajudam a compor o cardápio, já que as opções de recheio são variadas e fáceis de preparar. Confira algumas receitas práticas:

Bebidas

Os refrigerantes estão quase sempre presentes nas festas, mas é fundamental servir suco — dê preferência ao natural — e água aromatizada como opções de bebidas mais saudáveis. Não se esqueça do gelo para os dias quentes.

Outras opções

Pipoca (doce ou salgada), algodão doce, mini salada de frutas da época e gelatina são itens curinga que podem ser incluídos em qualquer cardápio. Aposte também em um menu divertido: brincar com os alimentos pode despertar o interesse das crianças e deixar a festa ainda mais legal. O ideal é combinar com o tema.

QUAIS ATRAÇÕES A FESTA DEVE TER?

É sempre importante planejar uma festa animada — com música, brincadeiras e outras atividades. Além dos animadores, porém, na hora de colocar as comidinhas na festa, é importante saber distribui-las no ambiente.

Fique atento às novidades que o mercado oferece e às atrações que estão em alta. A food bike, por exemplo, é uma ótima ideia que vem aparecendo cada vez mais em festas. Uma estrutura simples, mas que, além de auxiliar na hora de servir docinhos e salgados, por exemplo, vai ser uma ótima diversão.

Considere a idade média das crianças, isso pode influenciar em como os pratos serão elaborados. Entre 2 e 5 anos, elas já podem se servir na mesa onde os pratos estão dispostos.

E então, gostou de aprender o que servir em uma festa infantil? Conte para a gente, nos comentários e não deixe de ler também o artigo sobre o que não deve faltar em um buffet infantil. E, se quiser saber mais, fique ligado no nosso site.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário