Tendência raw food: você sabe o que é?



Tendência raw food: você sabe o que é?

Quem trabalha com gastronomia está sempre de olho em ideias que ajudem a expandir o negócio. Em tempos de valorização da comida saudável, a tendência raw food é uma novidade que merece ser explorada nos cardápios de eventos.

Ainda não sabe do que estamos falando? Então acompanhe o post e tire todas as suas dúvidas!

O que é a tendência raw food?

Criada pelo americano David Wolfe, raw food significa “comida crua” e representa uma linha da gastronomia que foca em manter os nutrientes originais dos alimentos. Para isso, a prática se baseia no preparo e consumo de produtos de origem vegetal e não processados ou cozidos em temperaturas acima de 42 ºC.

No Brasil, o termo raw food também passou a ser chamado crudivorismo, ou, mais recentemente, alimentação viva. Mas o princípio é o mesmo: trata-se de um método de refeição simples e repleta de compostos e nutrientes importantes, como proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio e substâncias antioxidantes.

Os defensores da dieta raw food acreditam que grãos e vegetais na forma crua mantêm todas as enzimas e benefícios no seu nível máximo. Com a ausência do cozimento, é possível montar um cardápio saudável e delicioso sem abrir mão do valor nutricional de cada ingrediente. Veja alguns princípios da alimentação viva:

  • Os carboidratos devem ser obtidos das frutas e verduras;
  • As proteínas devem ser obtidas das algas, sementes e castanhas;
  • As gorduras devem ser obtidas do óleo de coco, do gergelim, da linhaça e da manteiga de cacau;
  • O mel e as tâmaras são as principais opções para adoçar pratos.

Quais os benefícios da alimentação viva?

Quem adota a filosofia raw food geralmente o faz em busca de uma alimentação mais limpa e saudável. O fato é que reduzir ou excluir alimentos industrializados da dieta é um processo importante para a desintoxicação do organismo.

Com a adição de mais ingredientes de origem vegetal e exclusão dos produtos de origem animal, o praticante da alimentação raw food tende a sentir uma melhora geral no funcionamento dos órgãos e um aumento do bem-estar.

Não é à toa que a tendência vem ganhando destaque no cardápio para veganos e na dieta de pessoas que, por algum problema de saúde, precisam se livrar de receitas ricas em sódio, gordura ruim, açúcar refinado e aditivos químicos.

E quem acha que pratos preparados com ingredientes crus são sem graça está muito enganado. Com criatividade e uso das ervas e especiarias certas, é possível elaborar quitutes e petiscos saborosos.

É possível incluir o raw food em eventos?

Muitas pessoas procuram formas de ter um estilo de vida equilibrado, e isso inclui a hidratação e nutrição diária. Com base nisso, proprietários de diversos estabelecimentos gastronômicos vêm investindo em preparos saudáveis e nos princípios do raw food.

A solução também se mostra interessante para quem trabalha exclusivamente com buffet para eventos. Nesses casos, é possível incluir preparação do raw food aos poucos para que os clientes conheçam e se interessem pela ideia.

Entre as receitas de destaque estão o macarrão de abobrinha, o brigadeiro de abacate e as saladas à base de milho e folhas verdes. A tradicional feijoada também pode ser adaptada com a substituição das carnes pela proteína de soja.

Como complemento da comida, o buffet pode oferecer bebidas na forma de sucos de flores ou iogurtes com adição de mel e sementes. Tudo muito natural e saboroso para que as pessoas tenham prazer em degustar pratos da tendência raw food.

Ficou com vontade de incluir essa ideia no seu menu? Conheça também os 6 maiores eventos e feiras de gastronomia do Brasil para acompanhar outras tendências da área!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário