Como fazer o fluxo de caixa em empresas de buffet?



Como fazer o fluxo de caixa em empresas de buffet?

O fluxo de caixa é um instrumento muito relevante para realizar a gestão financeira de uma empresa. Ele é feito por meio do registro de informações relativas às movimentações de recursos, durante certo período de tempo.

Com isso, o gestor se torna muito mais capaz de tomar decisões certeiras no que diz respeito aos seus investimentos e obrigações, além de fazer projeções mais adequadas para o futuro. Para que o empreendimento dê bons resultados, como o crescimento dos seus serviços de buffet, ter um bom fluxo de caixa é um ponto fundamental.

Então que tal aprender a como fazer o fluxo de caixa em sua empresa? Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!

Por onde começar?

O primeiro passo para fazer o fluxo de caixa em empresas de buffet é determinar um período de tempo para controlar os fluxos financeiros. Em geral, empreendedores e gestores escolhem fazê-lo por 12 meses. Depois desse período, o saldo de todas as contas da empresa deve ser conferido — desde as contas correntes até os recursos guardados em cofre, por exemplo. Esse valor serve de ponto de partida para que seu controle de caixa seja feito.

Feito isso, passe a registrar as contas, anotando todas as entradas e saídas. Assim, você poderá identificar a origem de seus gastos e verificar se pode cortar despesas desnecessárias. Tanto os valores que você tem a receber quanto suas compras parceladas devem ser registradas, de acordo com o pagamento mensal — em vez de ser feito conforme a compra ou a obrigação integral. Divida por mês os valores e categorias da conta (receita ou despesa) com as quais vai lidar.

Como é feito o fluxo de caixa?

É importante que a atualização de seu fluxo de caixa seja diário. Ainda que seu negócio esteja começando ou seja pequeno. Como o buffet lida com produtos de consumo rápido e validade pequena, o controle de seu estoque de alimentos vai te ajudar a evitar perdas e desperdícios na hora de fazer as reposições.

Dessa forma, não será preciso gastar mais do que o necessário com suprimentos que ainda estão em estoque.

Quais são as vantagens de fazer um fluxo de caixa?

Se o fluxo de caixa for avaliado constantemente, o gestor ou dono do negócio vai ser capaz de entender se alcançou os lucros esperados com os serviços que oferece no mercado e analisar seu capital de giro com muito mais precisão. Por isso, vale a pena criar medidas para ter uma melhor organização do fluxo de caixa, como usar um software de gestão especializado para buffets.

Você já conhece o CHEF? O CHEF é um sistema de gestão para buffets dos mais variados portes. Com ele, gerar e controlar seu fluxo de caixa será muito mais simples, assim como gerar orçamentos, produzir eventos, controlar compras etc. Esse sistema vai te ajudar a ter controle absoluto do seu negócio.

E você, como tem cuidado tem organizado as finanças de seu buffet? Compartilhe suas experiências conosco!

Compartilhe este post!

1 comentário - Quero comentar!

  • Muito boas dicas!

    Comentário por Patricia — 21 de junho de 2017 @ 12:41

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário