10 dicas essenciais de gestão para empresas de buffet



10 dicas essenciais de gestão para empresas de buffet

Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de um estabelecimento que lida diretamente com a alimentação de uma pessoa, como um buffet, por exemplo. É preciso tomar alguns cuidados adicionais para que, todos os dias, os seus clientes saiam satisfeitos com os serviços prestados e produtos fornecidos.

Porém, se você é um empresário desse ramo, não precisa se preocupar. Apenas siga alguns conselhos que facilitarão a gestão do seu buffet e, com certeza, o seu negócio tem tudo para dar certo. Começamos com 10 dicas fundamentais para uma perfeita gestão, permitindo que o seu empreendimento tenha retorno garantido.

1 – Levar em consideração todos os custos iniciais para a montagem do buffet

Muita gente se esquece que o investimento inicial também faz parte do fluxo de caixa do buffet. É necessário ter todos os gastos perfeitamente anotados para que você possa calcular o ROI (Return of Investment, ou Retorno Sobre Investimento) da sua empresa.

2 – Medir todos os custos diariamente

Principalmente nesse ramo, é necessário saber todos os custos diários da empresa. São alimentos que estragam, óleos inutilizados, desperdício de ingredientes… Comece o dia conhecendo todos os gastos do dia anterior para enfrentar a crise com poucas preocupações.

3 – Gerenciar todos os tributos e encargos

Embora a sua empresa tenha um escritório contábil cuidando de todos os tributos e encargos, é fundamental que você também os conheça para organizar as finanças do buffet. Portanto, peça que o contador lhe explique tudo e otimize os impostos que devem ser pagos.

4 – Optar com um bom software para gestão do buffet

Informatizar o seu negócio é fundamental nos dias de hoje. Busque conhecer um bom software para gestão do seu buffet, aquele que atenda as suas necessidades e que você se adapte com as funcionalidades. Assim, tudo ficará muito melhor organizado dentro do programa.

5 – Definir bem os setores

Defina os setores da sua empresa e atribua as responsabilidades de cada um. É fundamental que se tenha uma equipe de direção, vendas, finanças/contabilidade, administração, limpeza e produção. Muitas empresas também têm pessoas destinadas ao marketing e isso é um ponto bem positivo.

6 – Ter uma boa liderança

Os líderes (ou gestores) devem ser pessoas que realmente vistam a camisa da empresa, que saibam comandar a equipe para fazer eventos memoráveis e conseguir mais clientes, que estejam sempre com um sorriso no rosto e gostem realmente do que fazem.

7 – Obedecer a segurança no trabalho

Independente se o seu buffet é de pequeno, médio ou grande porte, é necessário obedecer as regras de segurança. Mexer na cozinha, por exemplo, envolve muitos riscos e é obrigação do empresário fornecer os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos funcionários.

8 – Zelar pela limpeza da equipe e do estabelecimento

Todo estabelecimento precisa estar muito bem limpo e cuidado, mas um buffet exige cuidados redobrados. Recomende que os colaboradores lavem as mãos em curto espaço de tempo e estejam sempre com uniformes limpos e bem arrumados.

9 – Investir em treinamentos para todo o pessoal

O bom atendimento é fundamental para a satisfação do cliente. Treinar garçons, orientar cozinheiras, capacitar vendedores, instruir recepcionistas… Tudo isso é fundamental para o sucesso da sua empresa frente às suas concorrentes.

10 – Ouvir o seu cliente

Ouça as pessoas, anote reclamações, sugestões e elogios e melhore onde for preciso. Aprenda a encantar os seus clientes, pois são eles quem determinarão o sucesso ou o fracasso do seu buffet. Ser cortês e gentil são qualidades fundamentais para um empresário de sucesso.

É claro que uma perfeita gestão de um buffet exige muito mais do que isso. Então, se você quer que a sua empresa cresça e seja próspera, baixe o Guia Completo Para Buffets, o e-book perfeito para empresários e administradores que sabem o que querem: um negócio sólido, que possa se destacar e ter cada vez mais clientes satisfeitos e felizes.

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