6 dicas práticas para fazer o planejamento financeiro do seu buffet



6 dicas práticas para fazer o planejamento financeiro do seu buffet

Fazer o planejamento financeiro de uma empresa não é tarefa simples. É preciso se dedicar para fazê-lo da melhor maneira possível, para que isso se transforme em um controle financeiro mais claro e organizado, algo que possibilita o crescimento e a expansão dos negócios. Engana-se quem pensa que este procedimento é coisa exclusiva de grandes corporações, é possível realizar este tipo de plano para qualquer empresa. Confira agora 6 dicas práticas para fazer o planejamento financeiro do seu buffet!

Comece imediatamente o planejamento financeiro

Não espere alguma data simbólica, como o fim do semestre ou do ano, para começar a planejar o ano que vem. Comece o quanto antes, assim você terá tempo para desenvolver o plano com calma, sem ter que parar atividades importantes que requerem a sua atenção.

Avalie o orçamento do buffet

Antes de qualquer coisa é preciso desenvolver o orçamento anual do buffet. Tenha em mente qual será a verba disponível para as operações e a partir do valor desse montante é possível começar a distribuir os gastos de acordo com as suas necessidades.

Inicie com uma estimativa sobre os gastos e recebimentos, tudo isso usando como base o seu histórico (não vá criar cifras do nada! Isso é um perigo, pois muitas vezes nossas expectativas podem estar longe da realidade). Ao criar um cenário para esse orçamento, seja “pessimista”, assim você possui menos chances de construir cifras que não se consolidarão.

Negocie prazos de pagamentos e preços

Os fornecedores com os quais sua empresa possui um bom relacionamento podem ser mais flexíveis e abertos à negociação. Aproveite disso, caso você tenha que segurar dinheiro no caixa durante um tempo. Negocie os melhores prazos de pagamento e tente fazer alguns pacotes de compras, que permitam bons descontos e parcelas fixas. Desta maneira, você pode incluir as parcelas no seu planejamento e deixar suas contas ainda mais precisas.

Não se esqueça dos juros

Um erro muito comum de quem faz o planejamento financeiro da empresa é esquecer-se de embutir os juros nas parcelas (seja do pagamento de fornecedores, compra de equipamento, empréstimos ou financiamentos). Nunca se esqueça de fazer os cálculos de juros, pois em muitos casos essa omissão pode bagunçar muito seu plano financeiro.

Mantenha o controle durante o ano

O planejamento financeiro vai requerer que o administrador mantenha um bom controle financeiro durante todo o ano. Só assim é que será possível analisar se o plano está sendo cumprido e quais são os ajustes necessários para que o buffet não saia da linha quando o assunto é finanças.

Não misture as finanças

Seu buffet é o seu trabalho. Mesmo que todo o dinheiro que você possui saia dele, é imprescindível que não haja uma mistura de verbas. Separe muito bem seu controle financeiro e o da empresa. Quem mistura o caixa pessoal com o do trabalho tem grandes chances de se perder no plano orçamentário criado e isso pode gerar problemas. Se for o caso estipule um salário para você e não gaste em hipótese alguma o dinheiro da empresa com despesas pessoais.

Essas são algumas dicas para ajudar no planejamento financeiro do seu buffet. Se a contabilidade e o controle financeiro não são seus pontos fortes como administrador, procure soluções digitais estruturadas para auxiliar na gestão das finanças, estoque e demandas. Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudá-lo nessa missão de manter as contas em dia!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário