Como calcular a quantidade de bebida para um evento?



Como calcular a quantidade de bebida para um evento?

A bebida é fator determinante para o sucesso (ou fracasso) de uma festa. Para fazer uma festa perfeita e deixar os convidados satisfeitos, é preciso calcular a quantidade certa de bebidas para que nada falte e nem gere desperdícios!

Esse cálculo depende de diversos fatores e é preciso prestar atenção em cada um deles para não cometer falhas. Desde o número de convidados até a duração da festa, listamos algumas dicas abaixo para não errar na hora das compras e garantir o sucesso do evento!

Considere o número de convidados e o perfil da festa

É fato que o número de convidados influencia na hora de comprar as bebidas. Porém, é importante avaliar também o perfil da festa: em festas de aniversário de crianças, por exemplo, geralmente se bebe menos bebidas alcoólicas e mais refrigerantes, enquanto que em um casamento, essa proporção se inverte.

Além disso, deve-se avaliar a quantidade de jovens em comparação ao número de pessoas mais velhas, pois o primeiro grupo tende a beber mais bebidas alcoólicas do que o segundo, influenciando bastante na hora de determinar a quantidade das bebidas. Os jovens também costumam beber mais cerveja e destilados, enquanto que os mais velhos preferem whisky e vinhos.

Variedade e qualidade

A variedade de bebidas que serão oferecidas e a qualidade delas também são fatores importantes na hora de fazer as compras. Quanto mais variedade, menor a quantidade de cada uma das opções.

Por exemplo: em uma festa que só ofereça água, refrigerante e cerveja, as quantidades dessas três bebidas devem ser maiores do que em uma festa que ofereça um serviço de drinks mais esses três exemplos citados.

Principalmente quando pensamos em whisky e cervejas, devemos considerar o teor alcoólico das bebidas no cálculo. Em uma festa com whisky, o consumo das demais bebidas tende a ser menor, pois seu teor é bem alto.

O mesmo vale para uma festa com uma cerveja mais forte, que também deixará os convidados satisfeitos com uma menor quantidade ingerida.

Como fazer os cálculos

Para fazer os cálculos, tomamos como exemplo uma festa de 4 horas de duração. Nessa situação, podemos considerar, como uma boa média, as seguintes quantidades:

  • 600 ml de refrigerante para cada convidado;
  • 600 ml de suco (sabores variados) para cada convidado;
  • 800 ml de cerveja para cada convidado;
  • 200 ml de água para cada convidado;
  • 4 litros de coquetel de frutas com álcool para cada 20 convidados;
  • Se não houver cerveja: vinho ou espumante: meia garrafa para cada convidado;
  • Se houver cerveja, vinho ou espumante: 1 garrafa para cada grupo de 5 convidados;
  • 1 garrafa de vodka para cada grupo de 3 convidados;
  • 1 garrafa de whisky para cada grupo de 10 convidados.

Lembrando que, no caso dos pequenos, contamos cada 2 crianças como 1 convidado.

Seguindo essas dicas, é possível assegurar abundância na sua festa, calculando a quantidade certa de bebidas, evitando desperdícios e reduzindo ainda mais os custos!

Você já teve alguma experiência em que os cálculos de bebida não foram feitos corretamente? Comente no nosso post e deixe também suas dúvidas e sugestões!

Compartilhe este post!

7 Comments - Quero comentar!

  • Olá.
    Tenho uma dúvida.
    Vou organizar um evento dia 24/02/2018
    Com 100 convidados
    E uma confraternização de fim de especialização.
    A idade e variada, todos adultos.
    Pretendemos montar um esquema de drinks com vodka, saque, cachaça e frutas como, abacax,i morango, limão, kiwi e maracujá.
    Vamos contratar apenas a mão de obra do barman.
    Apoderam me ajudar a calcular as bebidas???
    Por favor me ajudem. Estou perdido!!!

    Comentário por Paulo marcos — 24 de janeiro de 2018 @ 20:48

  • tenho um evento para 1 mil convidados mais irei vender as bebidas, Como calculo para não faltar nenhuma das bebidas na festa. Irei oferecer cerveja de latinha, refrigerante de 2 sabores, água com e sem gás, suco, vodca, Whisky e energético e gelo.

    Comentário por POLYANA LEMOS EVANGELISTA REGINATO — 11 de junho de 2018 @ 15:21

  • Oi vou fazer um casamento preciso saber como cobrar a cerveja a parte,sei que é 4 latas por pessoa são 70 pessoas,agradeceria muito se puder ajudar.

    Comentário por Rosangela — 10 de julho de 2018 @ 13:16

  • bom dia, estou planejando um evento para o final de ano, serão 4 dias e tres noites, estou com duvida como calcular cerveja e refrigerantes para todos estes dias.

    Comentário por Carlos Eduardo — 19 de julho de 2018 @ 09:05

  • Tenho uma dúvida.
    Vou organizar um evento dia 24/02/2018
    Com 100 convidados
    E uma confraternização de fim de especialização.
    A idade e variada, todos adultos.
    Pretendemos montar um esquema de drinks com vodka, saque, cachaça e frutas como, morango, limão, kiwi .
    Vamos contratar apenas a mão de obra do barman.
    Apoderam me ajudar a

    Comentário por Angelica — 17 de setembro de 2018 @ 13:34

  • Boa noite! Em uma confraternização de fim de ano, onde teremos 40 pessoas que adoram beber. A idade é variada, todos adultos. Pretendemos montar um esquema de bebidas como: cerveja, refrigerantes, sucos cachaça e drinks com vodka, e cachaça, com 8 tipos de frutas como, abacaxi, morango, limão, acerola, cajá, uva, tangerina e cajú. Vamos contratar apenas a mão de obra do barman e garçon. Apoderam me ajudar a calcular as bebidas?? Gostaria da ajuda de vocês.

    Desde já, agradecemos sua atenção,

    Clecia Diniz

    Comentário por Clecia Diniz — 26 de novembro de 2018 @ 20:07

  • Bom dia,
    vou fazer uma festa no sítio para 250 pessoas ( 200 adultos ), quantos litros de cerveja? vai ter 10 litros de vodka e 10 de cachaça.
    Comida de buteco. 8 horas de festa.

    Comentário por Carlos Castilho — 26 de dezembro de 2018 @ 08:58

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário