Como gerenciar a escala de funcionários de forma automatizada?



Como gerenciar a escala de funcionários de forma automatizada?

Uma das atribuições de um gestor de buffet está relacionada com o controle da escala de funcionários. Principalmente por ser uma área na qual há uma jornada de trabalho estendida e necessidade de cumprir funções nos finais de semana, é necessário ter atenção redobrada quanto a esse aspecto.

Em primeiro lugar, isso é essencial, pois, em caso de conflitos, poderá ocorrer falta de funcionários devido a compromissos ou, até mesmo, a trabalho em outros lugares (no caso de freelancers). Também pode-se escalonar funcionários que já não folgam há algum tempo e, com isso, comprometer a qualidade do trabalho devido ao cansaço deles.

Outro ponto que ressalta a importância de uma boa gestão da escala de funcionários é a necessidade de seguir a legislação trabalhista no que concerne à questão de folgas e de tempo de descanso.

Neste post, confira dicas relevantes que ajudarão você a automatizar esse processo e torná-lo mais confiável e eficiente!

Monte uma planilha com a escala de funcionários

Um primeiro passo para a automatização da escala de funcionários é montar uma planilha simples no Excel, que permita a fácil visualização dos dias de trabalho de cada funcionário.

Se você nunca realizou esse tipo de tarefa e faz tudo de forma manual, é interessante aprender como produzir um modelo que pode ser aplicado facilmente na gestão do seu buffet.

Você precisa ter uma visão clara da escala, de maneira a dimensionar as necessidades dos funcionários, conciliando a rotina de cada um. Além disso, a partir da constituição do modelo, é possível editá-lo facilmente, bem como enviá-lo para os colaboradores, agilizando o processo.

Conheça as regras da CLT

É imprescindível que a pessoa responsável pela montagem da escala saiba o que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) afirma sobre o tema, especialmente acerca da obrigatoriedade de uma folga semanal.

O texto da lei, no Artigo 67, afirma o seguinte:

Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Parágrafo único – Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização.”

Ou seja, é necessário que você preveja, pelo menos, uma folga semanal para todos os funcionários e que, no mínimo, uma vez por mês, ela coincida com um domingo, de forma a atender as obrigações legais.

Mantenha um canal de contato direto com todos os funcionários

Para divulgar as escalas de trabalho, bem como comunicar qualquer alteração, caso seja necessário, estabeleça uma forma de contato direto com os funcionários.

Assim, você terá controle de que todos os envolvidos estão conscientes e devidamente avisados das escalas mensais. Na mesma medida, qualquer mudança poderá ser prontamente anunciada, e será viável unificar o canal para resolver qualquer dúvida sobre o assunto.

Tenha um software de gestão

Por fim, mas não menos importante, uma das melhores formas de automatizar a administração da escala de funcionários é por meio da utilização de um software de gestão específico para buffets. O próprio sistema concilia a situação de forma a atender às exigências das leis trabalhistas nacionais, facilitando a elaboração do cronograma de serviço.

Além disso, traz benefícios como gerenciamento de processos, agilidade na elaboração e envio de orçamentos, controle de lucros e custos, coordenação das datas de eventos confirmados, entre outros.

Com isso, seu buffet ganha em excelência, precisão e eficiência. Perfeito, não é mesmo? Então, se deseja controlar melhor sua escala de funcionários e também otimizar outros processos nas rotinas de trabalho, entre em contato conosco hoje mesmo e solicite uma demonstração!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário