Como definir o preço de cada prato do seu buffet?



Como definir o preço de cada prato do seu buffet?

Calcular o preço de cada prato/porção pode ser uma das tarefas mais divertidas no seu buffet. Afinal de contas, é no cardápio que você pode fazer a diferença e atrair cada vez mais clientes.

Por isso mesmo, é necessário também muita atenção e precisão para escolher valores justos para o cliente e para as finanças do seu buffet.

Veja agora, então, como definir preço correto para os seus pratos. Vamos lá?

Defina o seu público

O primeiro e primordial passo é definir quem é o seu público-alvo. Isso será determinante não só para a montagem do menu, mas para a precificação do seu buffet.

A escolha do público também afeta indiretamente os serviços oferecidos, por exemplo. Pode ser que sejam necessários menos cozinheiros, pois há menos variedade no cardápio, ou até o contrário. Então, tenha isto em mente: defina o seu público o quanto antes.

Calcule o custo dos ingredientes

Faça uma lista de todos os ingredientes utilizados para cada opção do cardápio. Inclua nessa conta a água, o sal e o óleo, caso a receita inclua esses produtos. Para isso, existe uma pequena conta que pode te ajudar a calcular o custo de cada ingrediente com mais precisão.

Por exemplo: digamos que uma cebola custe 1 real e que seja possível aproveitá-la em duas porções distintas. Logo, o valor da cebola em cada prato será de 50 centavos. Se a mesma cebola pudesse ser dividida por quatro pratos, então o valor dela em cada refeição seria de 25 centavos e por aí vai. Faça o mesmo processo com todos os ingredientes da porção e, assim, terá o preço de custo parcial de cada prato. Preço de custo parcial. Ainda vamos chegar ao valor final.

Inclua a “mão de obra”

O segundo passo é incluir o trabalho dos profissionais no preço final. Aqui não tem segredo e o cálculo é simples. Mensure quanto tempo de trabalho cada prato leva até ser concluído. Pratos mais sofisticados habitualmente consomem mais minutos.

Quanto mais tempo for necessário para o preparo, maior deve ser o preço final. Afinal, provavelmente, o gasto de luz será mais alto, assim como o de água e o de gás, para cozinhá-lo. Nessa mesma conta também entram os custos do serviço de atendimento prestado pelo seu buffet.

Não esqueça de incluir os custos fixos

Gastos com contas, impostos, divulgação, fornecedores e outras despesas fixas também devem estar incluídas no preço final dos pratos. Para fazer isso, elabore uma estimativa dos seus gastos em um mês.

Depois, divida-os pelo número de clientes atendidos. Fechando esse cálculo, você terá uma ideia melhor do quanto precisa “cobrir” por cliente para manter o seu caixa no azul.

Decida a sua margem de lucro

Imagine o seguinte cenário: você tem um prato no buffet cujo custo de produção total foi de 6 reais. Com os custos fixos, o preço de custo final chegou a 9 reais. Significa que agora é preciso decidir qual a sua margem de lucro.

Isso é muito importante para garantir a segurança financeira do seu estabelecimento em períodos de baixa procura e para saldar situações emergenciais. Cuidado para não exagerar: controle o preço para não assustar os clientes.

Afinal, como definir preço do seu buffet?

Lembre-se sempre de pesquisar os preços oferecidos pelo mercado. Ficar de olho na concorrência é ótimo para ajustar o seu buffet à realidade local.

Além disso, é importante que os valores cobrados não comprometam a qualidade do atendimento. Busque sempre a qualidade máxima de seus serviços! Só assim você vai encantar os clientes e obter lucros de verdade.

E você, como faz para precificar os pratos de seu buffet? Deixe um comentário e compartilhe as suas experiências conosco. E para ficar sempre por dentro de nossas novidades, assine a nossa newsletter!

Compartilhe este post!

4 Comments - Quero comentar!

  • Achei impirtante suas informações.
    Estou com dificuldades em como passar o preço para o cliente.
    Tipo coloco no cardápio as sugestões e peço ao cliente que escolha 3 das 5 por exemplo.
    Quando for calcular como faço?
    Cálculo o cardápio inteiro?
    E daí passo para o cliente , isto onera no preço final…
    Se puder me passar uma dicas…
    Agradeço

    Comentário por Dulcinéa Leite — 13 de setembro de 2016 @ 18:12

  • estou comecando agora como faco para cobrar apenas para cozinhar,com tudo da pessoa ,usando apenas meu servico de cozinheira.

    Comentário por luana cardoso — 17 de janeiro de 2017 @ 14:50

  • Eu vpu fazer p 25 adultos e 15 crianças.
    Um prato de estrogonofe de frango com arroz e farofa!
    A pergunta é qunto combraria ?

    Comentário por Deusa Oliveira Siqueira — 23 de novembro de 2017 @ 14:33

  • Olá,tenho uma galinhada para preparar para 100 pessoas,quanto devo cobrar pela mão de obra, já q os ingredientes serão comprados pela contratante ????

    Comentário por Priscila do nascimento silva — 19 de março de 2018 @ 19:29

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário