Qual a importância do contrato de locação comercial para buffets?



Qual a importância do contrato de locação comercial para buffets?

Quando você procura um ponto para o seu buffet, leva em consideração sua localização, facilidade de acesso e preço. Depois de escolhido o local ideal, é hora de fechar o contrato de locação comercial junto com o proprietário, para oficializar a instalação do seu negócio ali.

O contrato de locação é o documento jurídico que define as regras de utilização de um imóvel e o pagamento do seu aluguel. Deixando claras todas as situações, ele contribui para a sua segurança como locatário e também para a do locador. Se você tem interesse no imóvel e no que ele pode proporcionar para sua empresa, o proprietário tem interesse no aluguel que receberá, então tenha em mente que todos podem e devem sair ganhando na negociação das condições.

Você sabe o que deve observar ao alugar um imóvel para seu buffet? Continue conosco e veja algumas recomendações de como fechar bem seu contrato de locação comercial!

Prazo do contrato de locação

O prazo da locação comercial é o primeiro ponto a ser avaliado para seu contrato e pode ser feito de forma determinada ou indeterminada. Contrato por prazo determinado é aquele que define datas de início e término, já no contrato por prazo indeterminado consta apenas a data de início da locação. A grande vantagem da locação por prazo determinado é que você terá uma maior segurança quanto a permanecer utilizando o imóvel, pois assim o proprietário não pode te dar um aviso prévio e retomar o imóvel sem motivos.

Por outro lado, nessa modalidade você será obrigado a cumprir o contrato até o final ou então pagar uma multa para desocupar o imóvel antes do previsto. Nesse caso, é possível renovar sucessivamente o contrato quando for se aproximando a data de fim determinada por escrito. Em um contrato com prazo indeterminado, o locador pode pedir a desocupação do imóvel enquanto os negócios vão bem e você se beneficia daquele local. Por outro lado, você também poderá encerrar o contrato apenas com o aviso prévio e se livrar de multas, caso queira partir para um outro espaço.

Valores do aluguel, reajustes, multas e juros

O contrato de locação deve dizer qual é o valor a ser pago mensalmente, qual a forma de pagamento, as condições para pagamento antecipado ou atrasado, com descontos ou multas a partir do vencimento e juros a cada dia não pago. Nenhum reajuste pode ser feito antes de um ano do contrato, e o período e valores que serão atualizados também devem constar em uma cláusula específica.

Procure saber se o valor pedido está de acordo com a área, a localização e os atributos do imóvel e, então, negocie se acreditar que pode conseguir um preço menor. Valores de locação em desacordo com valores médios de mercado na região também podem ser revisados judicialmente após a assinatura, mas é muito importante já começar pagando o que é justo.

Reformas e melhorias em geral

Antes de ocupar o imóvel, você deve avaliar o laudo de vistoria — um documento anexado ao contrato que descreve o estado de conservação da construção e de qualquer item que for alugado junto, desde instalações em banheiros e cozinhas até portas, lustres e armários. Acompanhe se o que está no documento corresponde à realidade do espaço e peça alterações se for preciso.

Partindo desse registro do estado inicial, você deve estar ciente de que qualquer modificação no imóvel só poderá ser feita depois da autorização do proprietário. E é possível, caso uma reforma ou melhoria seja autorizada, negociar o abatimento do valor que você gastar na forma de descontos nas mensalidades do aluguel, ou ainda ter o ressarcimento direto desse investimento. Mas fique atento às condições gerais, pois, dependendo do que estiver escrito no contrato, você pode ficar no prejuízo.

Garantias de pagamento

Pense bem nas garantias da fiança, pois uma dívida que você contrair com o imóvel alugado poderá recair sobre seus bens ou fiadores. Por lei, não é permitido cobrar de um inquilino mais de uma forma de garantia, portanto não aceite se exigirem, por exemplo, que você apresente fiadores e ainda pague um valor adiantado, na forma de caução.

O contrato de locação comercial é lei entre as partes que assinam, que concordam entre si com tudo o que está escrito e se comprometem a cumprir. Não tenha receio de tentar melhores condições enquanto negocia o que será definido e, depois, fique atento a todos os detalhes e cumpra prazos, rotinas e pagamentos para se manter seguro e amparado com seu buffet instalado no espaço ideal que encontrar.

E você, gostou das nossas recomendações para fechar seu contrato de locação comercial? Ficou alguma dúvida ou tem alguma experiência pra compartilhar? Deixe um comentário e conte para a gente!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário