Saiba como planejar um buffet de eventos corporativos



Saiba como planejar um buffet de eventos corporativos

Para um buffet servir com qualidade e ser reconhecido por isso, não pode faltar planejamento. No mercado empresarial, o cuidado ganha ainda mais peso, pois esse é um ótimo nicho para a empresa crescer e ampliar sua visibilidade, podendo fechar pacotes regulares e fazer novos contatos a cada ocasião.

Para conquistar esse público, uma das principais preocupações deve ser organizar satisfatoriamente o buffet de eventos corporativos. Isso passa pela estruturação de um serviço completo, bem pensado e eficiente.

Se você quer aperfeiçoar suas entregas, continue com a gente neste post. Vamos falar sobre os tipos de serviços indicados para a clientela corporativa e dar dicas para planejar um buffet de sucesso!

Tipos de serviços: qual é a melhor opção?

Para responder a essa pergunta, você deve entender a fundo a realidade da proposta. Ou seja, precisa conhecer o objetivo da ocasião, o perfil dos participantes e o local do evento.

A partir disso, será possível montar um serviço adequado, que considere tanto preferências gastronômicas quanto necessidades de infraestrutura e logística. Esse cuidado é decisivo para apresentar as opções viáveis para o contratante e, assim, ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

Veja, a seguir, elementos de quatro tipos de serviços comuns para buffet de eventos corporativos:

Coffee Break

Servido em intervalos de treinamentos e palestras. O serviço é montado em uma mesa, e o cardápio deve primar pela simplicidade, de modo que as pessoas possam trocar ideias e renovar as energias rapidamente.

Coquetel

Opção para eventos mais formais, como inaugurações. Nesse formato, os participantes ficam em pé e os garçons passam em meio a eles servindo petiscos e bebidas de fácil consumo.

Finger food

Excelente pedida para eventos descontraídos, como confraternizações. É uma mescla entre o coffee break e o coquetel: pode-se montar um self-service ou, então, oferecer equipe de garçons. A ideia é que tudo possa ser consumido com as mãos, em apenas uma mordida, para estimular a socialização.

À francesa

De todos, é o serviço mais adequado a situações bem formais, como cerimônias de premiação. Os convidados são servidos à mesa, degustando diferentes pratos, um por vez. O menu à francesa, geralmente, começa com um coquetel e, após, vêm os pratos principais.

Como preparar um buffet de eventos corporativos?

Escolhido o tipo de serviço, chega a hora da ação. É justamente aqui que o planejamento aparece, e para que a entrega seja a melhor possível, existem etapas que não podem ser negligenciadas.

A seguir, entenda o que você precisa saber para planejar o buffet empresarial sem erros:

Conheça o objetivo do evento

Como dissemos, você deve entender o foco da proposta. Essa compreensão permitirá uma escolha acertada de diversos elementos, como som ambiente, uniforme da equipe, louças, decoração e cronograma do serviço.

Monte um cardápio coerente

O menu precisa seguir uma lógica. Imagine servir um prato principal robusto no jantar à francesa e, na sequência, chegar uma entrada? Não dá! Isso demonstrará despreparo.

Ainda, é preciso entender quais produtos combinam com cada evento. Por exemplo, o cafezinho passado tem mais cara de coffee break e finger food que coquetel, não é?

Saiba o número de participantes

Para que os convidados sejam servidos satisfatoriamente, é necessário conhecer o total de pessoas envolvidas. Trabalhar com base nessa informação ajudará a evitar dois graves problemas: falta de produtos e perda de insumos.

Ofereça produtos de qualidade

A clientela corporativa costuma ser exigente. Portanto, busque montar os cardápios com alimentos de boa procedência e bebidas diferenciadas. Tenha em mente que, mesmo em um coffee break, é possível inovar.

Priorize a limpeza

Higiene é premissa de qualquer serviço de alimentação. Estipule diretrizes para a organização do serviço, da preparação na cozinha à entrega na área de recepção. Assim, é possível garantir um serviço limpo e otimizado.

Acompanhando este conteúdo, você viu aspectos importantes para fazer um planejamento inteligente de buffet de eventos corporativos. Organize um manual para orientação da sua equipe, pois assim conseguirá manter um buffet padronizado e evitar desperdícios de tempo e recursos.

Além disso tudo, o controle financeiro também precisa de muita atenção. Quer uma boa dica para manter as contas em dia? Então, leia também o post “Como o seu buffet pode usar um software para redução de custos?“.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário