4 dicas para administrar o capital de giro do seu buffet



4 dicas para administrar o capital de giro do seu buffet

Se você quer gerir bem o seu buffet, precisa estar atento a vários detalhes — e um dos mais importantes é o seu capital de giro. Neste post, você vai entender o que é esse conceito, os erros mais comuns cometidos em sua administração e, também, como você deve gerenciá-lo corretamente para que seu buffet nunca fique no vermelho ou enfrente problemas financeiros. Continue a leitura!

Entenda o que é o capital de giro

O primeiro passo para a administração eficiente do capital de giro é, naturalmente, compreender o conceito. O capital de giro é a diferença entre os valores disponíveis — ou seja, seu caixa, sua conta bancária e aqueles valores que você tem a receber de seus clientes, menos os valores que você tem a pagar, que é representado por fornecedores, funcionários e outras contas que fazem parte da rotina do seu buffet.

Como essas contas são essenciais para o próprio funcionamento do negócio, você precisa sempre estar atento e procurar administrar esses recursos de forma a manter o equilíbrio entre a entrada e a saída de valores.

Tome cuidado com suas contas a pagar

Uma dica de ouro é tomar o máximo de cuidado possível com as contas a pagar. Isso poderá fazer com que você evite multas e juros, que podem comprometer as suas finanças.

Outro cuidado importante é sempre negociar os melhores prazos e condições de pagamento. Em caso de sobra de recursos, você poderá fazer pagamentos antecipado — desde que lhe ofereçam descontos significativos sobre o preço praticado!

Relacionar-se bem com seus fornecedores, além de garantir o que você precisa para o seu buffet, pode lhe dar melhores preços, prazos e condições para pagamento.

Fique de olho nos clientes

Caso você trabalhe muito com vendas a prazo, fique de olho nos clientes! Ao menor sinal de não pagamento de um título, verifique junto a eles o que aconteceu — e procure negociar o recebimento.

Outra dica que pode ser decisiva é traçar um perfil de seus clientes e, com base nisso, desenvolver uma política de crédito — ou seja, parcelar determinados valores com base em outras compras e pagamentos efetuados pelo cliente, por exemplo, ou limitar valores para compras a prazo.

Para isso, a informatização de suas finanças é um passo necessário — e que irá ajudar não só a controlar melhor seus clientes, mas permitirá também a melhor gestão do negócio como um todo.

Saiba que estoque parado é prejuízo

Ter em mente que estoque parado é prejuízo é essencial para você reconhecer a importância desse departamento. Aqui, você deverá conhecer a atividade de seu buffet a fundo — sabendo, por exemplo, as épocas de mais e menos vendas e como isso afeta seu estoque.

Tome cuidado, também com estoques perecíveis — eles poderão impactar negativamente seu capital de giro se ficarem parados no estoque além de seu prazo de validade. Assim, além de terem representado um gasto no momento da compra para o estoque, eles ainda não lhe renderão dinheiro — já que não poderão ser comercializados.

Neste post, você viu que, para administrar o capital de giro do seu buffet, é preciso buscar um equilíbrio em suas finanças e ficar de olho em suas dívidas — evitando multas e juros desnecessários. É preciso, também, controlar os pagamentos de seus clientes, já que o atraso destes pode comprometer o correto fluxo do seu capital de giro.

Por fim, controlar o seu estoque é uma tarefa necessária e que fará toda a diferença na hora de administrar o seu negócio. Para fazer a gestão do capital de giro da melhor forma, aproveite para conferir também nosso post sobre como fazer o fluxo de caixa do seu buffet!

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