Saiba como fazer escalas de serviço em seu buffet



Saiba como fazer escalas de serviço em seu buffet

As atuais leis asseguram modelos de escalas que contemplam as necessidades da empresa e também garantem qualidade de vida para o colaborador. Mas podem surgir muitas perguntas, principalmente se você trabalha com eventos, como a seguinte questão: por onde devo começar?

Sabendo disso, nós listamos neste artigo algumas dicas para que você saiba como fazer escalas de serviço em seu buffet. Em primeiro lugar, antes de tomar qualquer decisão relacionada à gestão de pessoas, é essencial que você entenda as leis trabalhistas e as convenções sindicais. A seguir, confira essa e outras dicas!

Conheça a legislação

Como foi dito anteriormente, o passo principal para fazer escalas de serviço em seu buffet é conhecer as leis. Assim, é muito importante que você reserve um tempo e estude com atenção a legislação vigente. Pois, em alguns casos, as determinações estipuladas têm força de lei que, caso sejam descumpridas, geram processos trabalhistas. Veja a seguir os requisitos jurídicos:

  • o tempo máximo de uma jornada semanal de trabalho é de 44 horas;
  • se a jornada de trabalho for de 12 horas, o trabalhador terá que descansar 36 horas seguidas;
  • o funcionário deve receber pelo menos 1 folga por semana, ou 1 folga a cada 6 dias trabalhados;
  • as folgas entre uma jornada de trabalho e outra precisam ser de 24 horas e não podem, em nenhuma circunstância, ser menores do que 11 horas;
  • o colaborador que trabalha entre 4 e 6 horas seguidas tem o direito a um intervalo de 15 minutos. Se for acima de 6 horas é necessário um tempo entre 1 e 2 horas. Vale lembrar que não é obrigatório intervalos nas primeiras 4 horas de serviço.

Tente evitar jornadas longas

Garantir a qualidade de vida do seu funcionário, para ele ter um tempo com a família, é muito importante. Por isso, na hora de estabelecer os dias de trabalho, tente não criar períodos maiores do que cinco dias seguidos para o trabalhador. Além disso, garanta que todos tenham, no mínimo, um ou dois domingos para folgar.

Converse com os seus funcionários

Antes de você começar a distribuir horários, aleatoriamente, verifique com os seus funcionários os dias preferidos para descanso e férias. Alguns podem ter observações importantes que merecem ser ouvidas. Depois disso, faça o possível para conciliar as necessidades dos seus colaboradores com as da sua empresa.

Monte um planejamento

Além de conhecer as necessidades dos seus colaboradores, é importante que você liste as dificuldades do seu negócio. Verifique e anote quais são os dias com maior movimento e quantos funcionários você tem disponíveis para atender essa demanda. Registre também os possíveis turnos, com horários de entrada, saída e intervalo.

Mas lembre-se: folgas em dias mais movimentados podem prejudicar a sua equipe. Por isso, tente agendar as folgas para as datas de baixo movimento, para que a sua empresa não sofra prejuízos.

​Use a tecnologia para escalas de serviço

A tecnologia pode ser sua aliada quando o assunto é escalas de serviço. Os sistemas de gestão para buffet, por exemplo, são ferramentas interessantes que podem auxiliar você nessa organização.

Com um software de gestão, você poderá fazer o gerenciamento de todos os processos da sua empresa. Entre as diversas alternativas, o suporte vai auxiliar você a controlar as escalas de serviço dos seus funcionários com maior facilidade.

Montar uma escala não é uma tarefa simples, pois exige muita atenção. Apesar disso, fazer escalas de serviço de maneira correta é importante para resguardar os funcionários e cumprir a legislação trabalhista.

Se você quer entender como escolher um software para sua empresa ou tirar dúvidas sobre escala de funcionários, entre em contato conosco! Estamos aqui para auxiliar você!

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