Buffet infantil para alérgicos: saiba como acolher esse público



Buffet infantil para alérgicos: saiba como acolher esse público

O número de crianças com alergias alimentares, infelizmente, tem aumentado nos últimos anos. Assim, é cada vez mais comum encontrar crianças com restrições alimentares em eventos. Já imaginou o quão constrangedor é não ter opções no buffet que agradem a esse público? Por isso, vale muito a pena investir em um buffet infantil para alérgicos.

Uma festa infantil sempre é uma celebração especial. Nesse sentido, personalizar um buffet infantil para alérgicos é uma forma bem interessante de valorizar esse momento. Quer saber como acolher esse público em seu buffet? Então continue a leitura deste post!

Qual a diferença de intolerância e alergia?

Para início de conversa, é preciso identificar a diferença entre a alergia a alimentos e a intolerância. Então, entenda a seguir as características de cada um desses problemas.

Sobre a intolerância

A intolerância alimentar é um tipo de mecanismo que não pode ser identificado como alergia verdadeira. Ela inclui reações imunológicas mais difíceis de relacionar com os alimentos, e os sintomas podem ser pouco específicos.

Assim, podem aparecer perturbações digestivas, como distensões abdominais, cólicas, flatulência, azia e diarreias. Há eventualmente manifestações cutâneas, como a psoríase, irritações na pele e acne, além do excesso de peso, dores de cabeça e enjoos. Outros sintomas podem envolver perturbações respiratórias e/ou psicológicas, como ansiedade, fadiga e depressão.

Para evitar esses problemas, o diagnóstico da intolerância a devidas substâncias é fundamental. É preciso observar como o organismo se manifesta após a ingestão desses alimentos.

Na intolerância, o organismo não é capaz de digerir completamente alguns grupos de alimentos. E isso se deve, muitas vezes, a alguma deficiência nas enzimas. Logo, a reação do organismo é uma sensibilidade alimentar.

Sobre a alergia

A alergia é considerada uma reação imunológica que acontece imediatamente após a ingestão (ou o simples contato) com um dado alimento.

Os sinais imediatos de uma reação alérgica à comida incluem inchaços nos olhos e no rosto, urticária, vermelhidão (principalmente em torno da boca, do nariz e dos olhos), espirros, nariz entupido, olhos lacrimejando, coceira, irritação na garganta. Podem ocorrer até mesmo náusea, vômito e diarreia. Já as reações tardias incluem diarreia, prisão de ventre, cólica, dermatite atópica e sangue nas fezes.

A alergia pode ser um entre vários possíveis diagnósticos. Por essa razão, é fundamental investigar a fundo o problema. Os principais alimentos que podem desencadear as alergias costumam ser ovos, amendoim e amêndoas, leite de vaca e os frutos do mar e crustáceos.

Como montar um cardápio incrível?

Agradar as crianças é sempre um desafio. Porém, de maneira geral, o paladar infantil não é tão sofisticado quanto o dos adultos. Então é possível elaborar um cardápio incrível para elas mesmo diante de quadros de alergia.

Deixe de lado os ingredientes alérgicos em potencial, como o amendoim e as amêndoas. Ofereça bolos que não levem farinha de trigo, leite e ovos em sua composição. Uma boa opção é o bolo de cenoura.

A seguir mostraremos duas sugestões incríveis e que deixarão qualquer criança com água na boca. Acompanhe!

Brigadeiro especial

O brigadeiro é sempre um destaque nas festas infantis. Imagine que tristeza para as crianças que não podem comê-lo? Que tal então oferecer um brigadeiro especial no cardápio? Sem glúten, sem leite e sem ovos!

Ele é feito com purê de batata doce branca e barra de chocolate (que não contém leite, glúten e ovos), açúcar demerara, leite vegetal e cacau em pó. Tudo deve ser batido em um liquidificador até alcançar uma massa bem lisa. Em seguida, leve à panela.

Coxinha de frango sem leite e sem glúten

Outro alimento queridinho é a coxinha. É possível fazê-la sem leite, sem glúten e com o mesmo sabor da versão original, sabia? Basta usar farinha de arroz na massa, em vez de farinha de trigo. Para uma opção vegetariana, recheie a coxinha com legumes ou queijo, mas use as opções sem lactose.

Seguindo essas dicas, seu buffet infantil para alérgicos será um verdadeiro sucesso e, com certeza, as crianças ficarão muito mais felizes!

Se você achou esse artigo interessante, que tal saber o que fazer quando algum convidado tem alergia alimentar? Continue conosco e entenda melhor o assunto.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário