Como calcular custos e lucros obtidos? Saiba rapidamente como fazer



Como calcular custos e lucros obtidos? Saiba rapidamente como fazer

Você sabe como calcular custos e lucros no seu buffet? Essa prática é fundamental para acompanhar o desenvolvimento financeirodo seu negócio e garantir que suas ações gerem ganhos reais para você.

Apesar de parecer difícil e trabalhoso, realizar esses cálculos é extremamente necessário. Afinal, muitos negócios fecham justamente por não terem um controle financeiro efetivo do negócio, perdendo dinheiro em vez de ganhar.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas sobre como calcular custos e lucros para você usar no seu buffet e manter a lucratividade do negócio. Confira!

Calcular os custos

Os custos são todos os gastos que envolvem o funcionamento do buffet e a realização de seus eventos. É preciso que esse levantamento seja feito de forma precisa, ou seja, mesmo os custos mais pequenos e “indiferentes” devem ser contabilizados. Existem dois tipos de custos, os fixos ou indiretos e os variáveis ou diretos.

Custos fixos ou indiretos

Custos fixos ou indiretos são todos os gastos contínuos do buffet, ou seja, aqueles que não estão diretamente relacionados aos eventos realizados, mas contribuem para seu sucesso. Os custos fixos incluem salários de funcionários, investimentos em marketing e vendas, aluguel, contas de eletricidade, água e internet, equipamentos de cozinha e outros aparelhos diversos.

Custos variáveis ou diretos

Custos variáveis ou diretos são todos os gastos necessários para a realização de um evento específico, ou seja, eles estão diretamente ligados ao produto vendido pelo buffet. Itens como alimentos, bebidas, doces, iluminação, decoração, segurança ou qualquer fornecedor contratado para um serviço vendido em especial são considerados custos variáveis.

Determinar os lucros

lucro pode ser compreendido como a diferença entre o faturamento de um evento e o quanto foi gasto para sua realização. Existem três cálculos que devem ser feitos para compreender o desempenho da empresa e precificar corretamente os serviços oferecidos pelo buffet. São eles: lucro bruto, lucro líquido e margem de lucro.

Lucro bruto

O lucro bruto é calculado pela diferença entre o valor recebido pelo evento e seus custos diretos. Isto é, se uma festa foi realizada pelo valor de R$ 5 mil e o seu custo direto foi de R$ 2 mil, o lucro bruto foi de R$ 3 mil.

Lucro líquido

O lucro líquido é o ganho real do buffet, ou seja, é o valor recebido após considerar os custos fixos do negócio. Para isso, basta fazer a cálculo do lucro bruto e subtrair os custos fixos (como os impostos sobre faturamento, tributação e encargos sobre folhas e outros; gastos com telefone, água, luz e internet; despesas com pessoal administrativo, aluguel e manutenção da sede da empresa).

Entretanto, deve-se considerar esses custos de forma parcial, isto é, eles devem ser divididos entre o total de eventos realizados durante um período específico (geralmente mensal, já que essa costuma ser a frequência de incidência desses gastos).

Imagine que durante um mês o buffet realiza dez eventos e seus gastos fixos são de R$ 10 mil. Para obter o lucro líquido de cada evento, deve-se subtrair mil reais de seu lucro bruto. No nosso exemplo, o lucro líquido seria de R$ 2 mil.

Definir a margem de lucro

A margem de lucro é o que determina a taxa de ganho do negócio, ou seja, sua lucratividade ou rentabilidade. É essa porcentagem que deve ser apresentada a um possível sócio ou investidor no momento das negociações, para mostrar que vale a pena investir na empresa.

É importante saber como calcular custos e lucros para assegurar que seu negócio tenha uma margem de lucro adequada ao seguimento do qual faz parte. Assim como existe lucro bruto e lucro líquido, existe também margem de lucro bruta e margem de lucro líquida. Abaixo, você poderá ver como calcular cada uma delas.

Margem de lucro bruta

Para descobrir a margem de lucro bruta, divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. No nosso exemplo, teríamos uma margem de lucro bruta de 60% obtida por meio do seguinte cálculo: (R$ 3 mil / RS 5 mil) x 100.

Margem de lucro líquida

Já a margem de lucro líquida é obtida do mesmo modo que a margem de lucro bruta, apenas substituindo o lucro bruto pelo líquido. A empresa do nosso exemplo teria uma margem de lucro líquida de 40%: (R$ 2 mil / R$ 5 mil) x 100.

Esses números indicam se os valores cobrados e os custos do negócio estão adequados. Margens de lucro muito baixas não são atrativas para o negócio. Além disso, é preciso controlar os custos fixos para que eles não prejudiquem o resultado desejado.

Precificar corretamente seus serviços

Para determinar os preços dos serviços do buffet, é preciso saber como calcular custos e lucros, além de verificar os preços de seus concorrentes do mesmo segmento de mercado, já que os clientes costumam fazer pesquisa de preço e qualidade para escolher a empresa que oferece o melhor custo-benefício. Também é preciso ter em mente a margem de lucro que se deseja obter com a venda de um produto ou serviço.

O preço do seu produto deve ser determinado pela soma dos custos fixos e variáveis e do lucro. Ou seja, se os custos fixos para um serviço de buffet são mil reais, os custos variáveis são R$ 2 mil e o lucro é R$ 2 mil, o preço de venda do serviço será R$ 5 mil.

Mark-up

O mark-up é dos conceitos mais importantes da precificação de produtos e serviços, pois inclui o lucro desejado, possibilitando a determinação de um valor que assegure a inexistência de perdas. Trata-se de um valor adicionado originalmente ao custo para assegurar o lucro mínimo desejado.

O uso do mark-up auxilia na negociação com os clientes no momento de fechar um orçamento, pois permite ao empresário saber exatamente o mínimo que deve cobrar para obter lucros e, dessa forma, estabelecer limites para os descontos que possam ser oferecidos.

Para garantir que os preços dos seus produtos sejam sempre competitivos sem prejudicar a margem de lucro da sua empresa, é preciso manter um processo contínuo de revisão dos preços de venda. Dessa forma, sempre que ocorrer alguma mudança nos preços dos seus fornecedores, dos custos de mão de obra, dos serviços básicos ou uma defasagem em relação ao mercado, é possível modificar os preços e evitar prejuízos.

Saber como calcular custos e lucros é fundamental para um bom controle financeiro do seu negócio. Porém, nem sempre é simples realizar esses cálculos de forma manual, o que gera erros e problemas para a empresa. Como forma de solucionar esse problema, é possível adotar um sistema de gestão com software especializado ou contratar profissionais ou empresas especializadas no assunto.

Agora que você sabe como calcular custos e lucros e a importância dessa prática, além de conhecer recursos que podem ajudar na realização desses cálculos, que tal aprender a fazer o fluxo de caixa para uma empresa de buffet? Com esse nível de conhecimento, você terá um controle mais efetivo das entradas e saídas de dinheiro da sua empresa e poderá trabalhar com maior segurança financeira.

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