Como calcular e manter lucro em serviços e produtos



Como calcular e manter lucro em serviços e produtos

Não importa se você é proprietário de uma pequena ou grande empresa, saber calcular o lucro em serviços é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio e poder ampliar sua atuação e fortalecer a sua empresa.

Apesar disso, nem todo empresário tem facilidade na hora de definir a margem de lucro dos serviços, já que outras variáveis precisam ser consideradas — como preço de venda, custos fixos, despesas com o negócio e outras questões.

Se você também tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Como definir o preço de venda dos meus serviços?

Antes de pensar no lucro do seu negócio é essencial que você defina os preços corretos para os seus serviços, de modo a garantir que todos os custos serão cobertos e que você ainda terá uma margem de lucro para trabalhar.

Para definir preço de venda, faça uma soma simples dos custos, das despesas e do lucro. Em serviços, os custos devem ser os salários dos profissionais envolvidos na realização do trabalho a ser executado e as despesas devem contar com os impostos, comissões e gastos fixos com a manutenção do seu negócio. Assim, o lucro pode girar em torno de 20 a 30%.

Além disso, o preço de venda deve considerar o mercado: de nada adianta estipular um lucro grande se o mercado não aceita esse valor final de preço de venda. É preciso estar dentro do cobrado pela concorrência, mas sempre conseguindo cobrir seus custos e ainda ter uma reserva.

Como calcular o lucro em serviços?

Ao definir um preço de venda sustentável, as chances do seu negócio prosperar são maiores. Mas você precisa sempre manter a atenção no lucro.

A fórmula básica de cálculo do lucro é a diferença entre o faturamento das vendas e os custos com a execução do trabalho. Porém somente esse dado pode ser enganoso. Tão importante quanto o lucro, é a margem de lucro — bastante usada pelos bancos, por exemplo, na hora de conferir um empréstimo.

A margem de lucro é calculada dividindo-se o lucro pela receita total e, então, multiplicando o valor total por 100. Mas apenas essa informação também pode não ser suficiente para analisar a saúde financeira do seu negócio, já que o seu lucro pode estar sendo consumido pelos impostos ou pela manutenção dos seus funcionários, por exemplo.

Por isso, é muito interessante você saber calcular a margem de lucro líquida, que é o que sobra para ser investido na sua empresa após abater do cálculo os impostos sobre o faturamento, os encargos da folha de pagamento, o aluguel, os gastos com a manutenção da sua empresa e os custos fixos como água, luz, telefone, internet e despesas administrativas.

Assim, para calcular o lucro líquido subtraia do lucro bruto as tributações e despesas variáveis. A margem de lucro líquida é obtida pelo valor do lucro líquido dividido pela receita total e multiplicado por 100.

Vamos supor que sua empresa tenha uma receita total de 20 mil reais, os custos de execução dos serviços de 13 mil, um gasto com impostos de 1 mil e as despesas fixas e variáveis de 2 mil. O lucro líquido (20.000 – 13.000 – 1.000 – 2.000) será de 4 mil reais e a margem de lucro líquido (4.000 / 20.000 = 0,20 x 100) será de 20%.

Como analisar a margem de lucro?

Tão importante quanto saber realizar esses cálculos é entender o que eles mostram. Se o seu lucro não está bom pode ser necessário rever o preço de venda ou diminuir os custos, por exemplo.

A porcentagem ideal de lucro dependerá muito do seu negócio, do tamanho da sua empresa e da sua área de atuação. Para o setor de serviços, em geral, a recomendação é que as empresas trabalhem com uma margem de lucro mínima entre 20 e 30%.

Mas, além disso, considere também outros dados como a receita por cliente e o volume total do faturamento, sendo que os clientes que demandam mais trabalho e horas de dedicação devem trazer um lucro maior à sua empresa.

Gostou de saber mais sobre o lucro em serviços? Veja o nosso post sobre a importância de contar com um software para eventos e transforme o seu negócio!

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2 Comments - Quero comentar!

  • Cada artigo que lemos ficamos admirados! Obrigada por tanta disponibilidade de informação!

    Comentário por Patricia — 19 de junho de 2017 @ 17:24

  • Muito bom se puder mandar novidades do mercado tb aceito informações novas desde já obrigado. Empresário José Rubens da Silva.

    Comentário por José Rubens da Silva — 29 de junho de 2017 @ 10:14

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