Como fazer uma pesquisa de mercado para buffet?



Como fazer uma pesquisa de mercado para buffet?

Muitas técnicas e estratégias são usadas para aperfeiçoar a atuação do negócio no mercado. Isso não é diferente para quem oferece serviços de buffet, que precisam se diferenciar e atender o consumidor da melhor forma.

Uma saída que esses empreendedores estão usando é a adoção da pesquisa de mercado para buffet, identificando os hábitos do seu público-alvo, o que eles querem e como querem, além de como os seus concorrentes atuam, para tomar decisões mais assertivas de negócio!

Por isso, listamos as principais informações para você realizar uma pesquisa de mercado para buffet e aproveitar os seus benefícios! Vamos lá?

Tipos de pesquisa de mercado​

Existem dois tipos de pesquisa principais:

Pesquisa qualitativa

É a pesquisa que busca características e aspectos qualitativos do público-alvo, como seus gostos, comportamentos e sentimentos.

Normalmente, é usada como pesquisa primária, para identificar um problema ou solução a avaliar melhor na quantitativa.

Métodos de pesquisa qualitativa incluem grupo de foco, entrevista em profundidade e questões abertas em questionários aplicados em pequenas amostras.

Pesquisa quantitativa

Em outra ponta, a pesquisa quantitativa é usada para extrapolar resultados para determinada população, ou seja, é feita para ter validade estatística das informações coletadas.

Normalmente, é usada quando se identifica um problema ou solução e é preciso validar se é mesmo real para todo um grupo.

O método da pesquisa quantitativa é o questionário, em geral com perguntas fechadas e opções de respostas, criando um banco de dados para análise estatística posterior.

Coleta de dados

A coleta de dados depende, principalmente, do formato escolhido para a realização da pesquisa de mercado.

Na pesquisa qualitativa, o mais comum é colher dados desestruturados e de forma presencial, possibilitando entendimento mais profundo das opiniões e informações fornecidas. Nesse caso, o ideal é fazer gravação, para não perder nenhum aspecto da resposta e fazer análise mais aprofundada dos dados.

Já na pesquisa quantitativa, o mais comum é usar o meio on-line para a sua aplicação, uma vez que ela costuma conter questionários mais longos. Além disso, as perguntas são fechadas, facilitando o entendimento dos dados, sem a necessidade de um entrevistador.

Um ponto importante é que a coleta de dados deve ser feita com pessoas dentro do público analisado. Portanto, se o público não está no meio on-line, o ideal é encontrá-lo em outro canal.

Motivos para fazer pesquisa de mercado

O principal motivo para realizar pesquisas de mercado é identificar possíveis pontos de melhoria para o seu negócio, entendendo como o consumidor pensa.

Veja uma lista dos principais benefícios de uma pesquisa de mercado:

  • identificar o que o consumidor gosta, procura e quer pagar por diferentes serviços;
  • entender como o consumidor avalia a empresa e os concorrentes;
  • identificar o melhor mix de produtos;
  • ter insumos para tomar decisões de negócio mais assertivas;
  • identificar pontos para a redução de custo.

Como usar no buffet?

Nesse caso, uma pesquisa de mercado para buffets ajuda no bom entendimento do que o consumidor espera, dando insumos para criar uma estratégia mais assertiva e se destacar da concorrência.

A escolha do modelo e método utilizado depende do seu objetivo. Se você quer entender os aspectos mais profundos do comportamento do consumidor para identificar possíveis soluções e atributos para o seu serviço, invista na qualitativa. Se apenas quer validar uma ideia ou conceito, tenha dados sobre todo um grupo e opte pela quantitativa.

Uma pesquisa benfeita dá insumos para otimizar os seus resultados e a definição do plano estratégico, melhorando a experiência do seu cliente, levando à fidelização, reduzindo custos e gerando vantagem competitiva para o seu buffet.

Agora que você já sabe como fazer uma pesquisa de mercado para buffet, não esqueça de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário