Como encantar e reter clientes no seu Buffet?



Como encantar e reter clientes no seu Buffet?

Além de serem mais baratos do que novos clientes, os clientes retidos também são capazes de gerar um aumento nos lucros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner Group, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento de 25 a 125% nos lucros da empresa. Essa retenção acontece quando os clientes ficam satisfeitos e, principalmente, encantados de alguma maneira pelos seus serviços. A boa notícia é que seu buffet pode se beneficiar dessas táticas e, portanto, descubra a seguir como encantar e reter clientes no seu buffet.

Entenda o cliente

Entender o cliente é uma das formas mais eficientes de encantar e retê-lo porque significa que você conhece exatamente quem ele é e do que ele precisa. No caso de um buffet, isso é ainda mais importante porque normalmente significa que você fará parte de um momento especial na vida do cliente. Compreender isso e do que ele precisa para que o momento seja como ele espera, portanto, ajuda na retenção de clientes.

Quer um exemplo prático? O serviço de um buffet para um casamento não deve ser o mesmo que um buffet para eventos corporativos, por exemplo. Perceber e explorar essas necessidades, portanto, aumenta a retenção de clientes.

Adote o overdelivering

Poucas práticas são tão eficientes para encantar os clientes do que o overdelivering. Essa prática consiste basicamente em fornecer um serviço que supera as expectativas do cliente de uma maneira positiva. Com esse tipo de surpresa agradável, o encantamento é um passo natural e que é seguido da retenção.

No caso de um buffet, um overdelivering pode ser o de preparar a mesa dos anfitriões com mais cuidado, por exemplo, ou entregar uma lembrancinha simbólica para os noivos. Oferecer algum tipo de extra também é uma possibilidade e que ajuda a manter esses clientes na sua base.

Aposte na solução eficiente de problemas

É natural que qualquer evento possua algum problema associado à sua realização: às vezes o fornecedor atrasa ou algo acaba saindo errado. O que não é normal, entretanto, é se manter indiferente a esses problemas. Se esse tipo de questão chega ao cliente e atrapalha seus planos, você pode ter certeza que a satisfação não será completa.

Por isso, é muito importante investir em ter uma solução de problemas ágil, assertiva e eficiente. Normalmente isso é conseguido com um planejamento bastante relevante e que conte com opções diversas para todas as etapas. Assim, se algo der errado ou sair do plano o seu buffet terá sempre uma solução para contornar a situação.

Cuide do pós-venda

Quando você faz um evento para um cliente, o seu relacionamento com ele não acaba ali – afinal, é muito provável que em algum momento ele realize alguma outra comemoração e que, portanto, vá precisar dos seus serviços. Nesse sentido, é indispensável que seu buffet tenha um cuidado especial com o pós-venda,.

Isso significa manter e fortalecer o relacionamento com o cliente, garantindo a sua máxima satisfação mesmo após a realização do evento. Ao se manter como uma opção relevante para o cliente, maiores são as chances de que ele escolha novamente o seu buffet em uma próxima oportunidade ou mesmo indique seus serviços para outro interessado.

Encantar e reter clientes são atitudes indispensáveis se você realmente quiser que o seu buffet tenha sucesso e crescimento. Assim, é necessário entender o cliente, adotar o overdelivering, solucionar os problemas de forma eficiente e também cuidar do pós-venda. Assim, você aumentará a satisfação dos clientes e levará à sua retenção.

Você tem alguma dificuldade em reter clientes? O que você acha do assunto? Conte para a gente nos comentários e aproveite para ler o post com 7 dicas de como fazer um pós-venda eficaz em seu buffet.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário