Aprendendo com concorrentes: Como crescer e ser tão competitivo quanto eles?



Aprendendo com concorrentes: Como crescer e ser tão competitivo quanto eles?

Você sabe como melhorar o seu negócio aprendendo com os concorrentes? Muito conhecida e usada no mercado, essa prática é chamada de benchmarking e pode ser incorporada à estratégia de qualquer empresa, independentemente de tamanho ou segmento de atuação.

Quando feito de forma eficiente, o benchmarking pode resultar em diversos benefícios para a companhia, como otimização dos resultados e ganho de competitividade no mercado.

Por esse motivo, colocamos abaixo como melhorar o seu negócio aprendendo com os concorrentes, mostrando as principais informações sobre o benchmarking e sua aplicação. Confira!

O que é benchmarking?

Basicamente, o benchmarking consiste no monitoramento e avaliação da atuação da concorrência no mercado ou de empresas vistas como referência para o negócio —por seu modelo de negócio, serviço oferecido, público-alvo, etc.

O objetivo da prática é identificar ações e estratégias que essas empresas estão fazendo de forma eficiente e que representam oportunidades para melhorar o negócio. Isso pode ser em sua operação, seu mix de produtos ou serviços, precificação ou, até mesmo, na forma de lidar com o público atendido.

Quais os benefícios dessa prática?

Adotar o benchmarking permite que a empresa identifique possíveis inovações no mercado que podem representar formas de melhorar sua operação, seja reduzindo custos, seja entregando produtos e serviços de melhor qualidade aos consumidores.

Outro benefício de usar a prática é reconhecer potenciais desafios para a empresa, permitindo que o plano de ação seja atualizado rapidamente e possíveis perdas sejam evitadas. Um exemplo disso é a identificação de um novo concorrente com uma promoção de entrada que pode ser superada se identificada com antecedência.

Por fim, o benchmarking permite que a empresa alinhe suas metas, objetivos e estratégias com as demandas do mercado, adotando inovações e tendências. Dessa forma, o negócio se mantém competitivo.

Como aprender com a concorrência, na prática?

Agora que você sabe o potencial que o benchmarking apresenta, é importante aprender a usá-lo de forma correta. Para isso, é necessário saber quais informações devem ser levantadas. São elas:

  • total de concorrentes do mercado e sua localização;
  • tamanho de sua operação — unidades de negócio, número de funcionários, etc.;
  • participação do mercado de cada um deles;
  • política de precificação e formas de pagamento;
  • mix de produtos e serviços oferecidos;
  • principais diferenciais de cada concorrente;
  • pontos de insatisfação dos consumidores não atendidos por nenhum concorrente;
  • tendências e novidades que podem ser ou já estão sendo usadas no segmento.

Com essas informações, é possível identificar formas de diferenciar o seu negócio, seja atendendo uma necessidade não suprida do público-alvo, seja adotando uma inovação ainda não explorada no mercado. Além disso, a estrutura pode ser otimizada, reduzindo custos e melhorando as entregas da empresa.

Para isso, é importante que o benchmarking seja feito de forma periódica e padronizada, ou seja, os dados coletados devem ser comparáveis e atualizados. A forma mais comum de manter o monitoramento é por pesquisa de mercado, feita com consumidores ou clientes ocultos, e por ferramentas de análise digital.

Depois de todas estas informações, fica evidente que o benchmarking é uma prática muito interessante para qualquer negócio. Isso porque, quando feita de forma eficiente, ela gera uma série de benefícios para a empresa, garantindo uma gestão mais competitiva no mercado.

E aí, gostou de saber como melhorar seu negócio aprendendo com os concorrentes? Então não deixe de seguir nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como este na sua timeline!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário