4 dicas para realizar uma gestão de tempo eficiente no seu buffet



dicas para realizar uma gestão de tempo eficiente no seu buffet

Reuniões com funcionários, e-mails, ligações de fornecedores, redes sociais… Com o mundo corporativo cada dia mais acelerado, às vezes a lista de afazeres acaba desviando o foco de algumas tarefas importantes. Justamente por isso, entender como funciona a gestão de tempo e como fazê-la de forma eficiente é fundamental.

Na verdade, as vantagens de gerenciar melhor o tempo são muitas. Entre elas, há a maior produtividade dos funcionários, o melhor planejamento das atividades e, é claro, menos estresse. Então, quer ficar por dentro desse assunto? Pois preparamos este artigo para lhe ajudar com isso!

Selecionamos a seguir 4 dicas práticas para você realizar uma gestão de tempo eficaz. Continue lendo e confira.

1. Planeje e organize as tarefas

Quer gerir bem o seu tempo? Então, primeiro você precisa de um bom planejamento das suas atividades.

Às vezes, o problema não é a falta de tempo, mas sim a confusão das coisas que o cercam. Para que aconteça um grande projeto, por exemplo, é necessário cumprir pequenas tarefas, desde da sondagem dos clientes, passando pelos fornecedores, até chegar na realização de reuniões para fechar o acordo.

Por isso, antes de começar o dia, você pode anotar as tarefas que precisarão mais da sua atenção. Avalie o que é mais importante para aquela ocasião, defina uma ordem de execução e lembre-se de que podem ocorrer imprevistos.

2. Defina suas prioridades

Nós sabemos que tudo na sua empresa é fundamental e requer atenção. Mas organizar suas tarefas quando tudo parece igualmente prioritário não é nada fácil. É necessário perceber que sempre existem diversas maneiras para lidar com as mesmas situações, e que as prioridades ajudam a estabelecer o foco em cada uma delas.

Quando se concentra no que, de fato, é mais importante, você evita que atividades menores ou secundárias sejam realizadas com urgência, ou que funcionários fiquem perdidos e não saibam por onde começar.

Além disso, um gestor com trabalhos bem estabelecidos consegue desenvolver uma equipe eficiente — e isso, ao longo do tempo, é observado nos rendimentos dos funcionários, com uma melhora de produtividade.

Se você quer um jeito prático de identificar as prioridades da sua empresa, anote esta dica: diferencie o que é importante (que tem chance de afetar os resultados consideravelmente) do que é urgente (com pouco prazo para ser resolvido, podendo causar problemas). Faça uma lista e classifique cada item com uma nota de zero a dez, em termos de intensidade.

3. Saiba delegar tarefas

Quem é gestor sabe que delegar tarefas dentro de uma equipe é muito frequente. No entanto, na maioria das vezes, as pessoas acham que fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinônimo de maior produtividade. Assim, encarregam-se de mais responsabilidades do que são capazes de cumprir, e acabam ficando estressadas no final.

Diante disso, é fundamental saber distribuir corretamente as tarefas entre os seus funcionários — tanto para obter um gerenciamento melhor do tempo quanto para evitar a exaustidão deles. Para tanto, você pode fazer os seguintes questionamentos:

  • Para quem posso delegar esta atividade? Essa pessoa está muito sobrecarregada?
  • Precisarei supervisionar a execução dessa atividade?
  • Existe a possibilidade de otimizar essa tarefa?

Lembre-se, ainda, de que é importante não só delegar as tarefas entre a sua equipe, mas também determinar deadlines plausíveis para cada uma delas.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada quando assunto é controle de tempo? Os sistemas de gestão para buffet, por exemplo, são ferramentas modernas que podem auxiliar diretamente a organização do seu negócio.

Com um software de gestão, você pode gerenciar melhor a administração da sua empresa, aperfeiçoando os resultados e tendo acesso às informações de que precisa em bem menos tempo. Ou seja, os processos gerenciais do dia a dia tornam-se mais fáceis, ágeis e seguros!

Enfim, agora você já sabe como uma boa gestão de tempo contribui para planejar atividades e antecipa possíveis imprevistos, certo? Basta seguir as nossas dicas e investir em um software que lhe ajude com isso!

Então, gostou deste artigo? Se ficou interessado e quer saber mais sobre como escolher um software para a sua empresa, entre em contato conosco! Estamos aqui para ajudar você.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário